quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Comentários sobre o livro “Vou lhe mostrar o medo”



O segundo livro que terminei de ler em 2014 foi Vou lhe mostrar o medo: O mistério de Edgar Allan Poe, do norueguês Nikolaj Frobenius.

Se você gosta de histórias de terror e literatura inglesa, esse livro é para você.

Dos romances publicados recentemente que eu conheço, seja por ter lido, seja por ouvir os comentários de outrem, eu diria que essa obra merece, sem dúvida, um espaço nas aulas de literatura inglesa do curso de Letras.

Como o próprio título do livro já mostra, o personagem principal é Edgar Allan Poe. Edgar Allan Poe é um sujeito que realmente existiu e é nada mais, nada menos, que um dos maiores autores da literatura inglesa de todos os tempos. Sua obra tem conteúdo macabro, o que muitos críticos literários afirmam ser reflexo dos episódios tristes da vida de Poe.

O romance Vou lhe mostrar o medo mistura fatos e ficção. A obra se inicia descrevendo os pais biológicos de Poe; ambos eram atores no teatro, contudo, a mãe de Poe era talentosa, muito diferentemente do pai de Poe.

Eram muito pobres e o pequeno Poe cresceu naquele ambiente e logo se viu órfão e foi doado a uma família de posses.

Todavia, seu pai adotivo não o valorizava e muito menos valorizava sua obra literária.

Foi na enorme residência de seus pais biológicos que Poe conheceu Samuel, um ser humano com características físicas horripilantes, mas que, na casa, era o único que valorizava as obras de Poe, embora não soubesse ler.

Poe o ensinou a ler e passava grande parte do tempo com ele. Isso fez com que Samuel desenvolvesse um fascínio doentio por Poe e por sua obra. Dizia que Poe era um profeta, afirmação essa que o escritor não entendia, visto que todas as suas histórias se tratavam de crimes cruéis.

No intuito de se livrar daquela vida frustrada na casa dos pais adotivos, Poe se desentende com o pai e deixa a casa, em busca de seu sonho de se tornar um grande escritor.

Nesse meio tempo, Poe se casa com a frágil prima Sissy, que mais tarde virá a falecer.

Contudo, ao lado de Sissy, Poe tentou várias vezes se tornar um escritor famoso. Trabalhou em jornais, participava de saraus... Tudo com muita dificuldade, chegando até a passar necessidades.

Além de ter que enfrentar as dificuldades naturais provenientes do estilo de vida de quem está começando a se lançar no mundo como escritor, mas sem ter outra profissão, Poe teve seu sucesso ameaçado constantemente por Rufus Griswold.

Rufus era um crítico literário, ex-pastor, que ao ter contato com as obras de Poe, simplesmente passou a dedicar toda a sua vida em estudar seus textos, porque achava que Poe tinha algo mal em sua essência.

Como se não bastasse a perseguição de Rufus, Samuel passou a concretizar aquilo que no início da obra ele chamava de profecia.

Sem dúvida, os momentos de mais tensão ao longo da leitura da obra são as Cartas ao Patrão, escritas por Samuel. Ao ler cada palavra, o leitor se sente como se estivesse assistindo a um filme de suspense: o que será que há na próxima palavra?

Bebida e mulheres também fazem parte dos maus que cercavam Poe.

Para quem se interessa pela obra de Edgar Allan Poe, Vou lhe mostrar o medo é um ótimo local para encontrar reunidos contos de autoria de Poe e fatos sobre a vida do autor.

Recomendo a leitura do livro e também o filme O Corvo, título baseado no famoso poema de Poe com o mesmo nome. Esse poema também é mencionado ao longo de Vou lhe mostrar o medo.



Referências



FROBENIUS, Nikolaj. Vou lhe mostrar o medo: O mistério de Edgar Allan Poe. São Paulo: Geração Editorial, 2012.


Luciana Estarepravo da Silva
Especialista em Docência da Língua Inglesa e formada em Letras (Português/Inglês)