sexta-feira, 30 de maio de 2014

Utilizando e-mails corretamente



Praticamente todas as pessoas inseridas digitalmente possuem pelo menos um endereço de e-mail.

Embora esse fato nos leve a pensar que todos usem e-mails, infelizmente nem todos o fazem corretamente e isso causa muitos incômodos na vida de outras pessoas. Se a função dos e-mails é facilitar a comunicação, é preciso ter em mente certas considerações acerca dessa ferramenta para bem poder usá-la.

1)    Ao criar uma conta de e-mail, crie um endereço que ajude as pessoas a identificarem você facilmente, como seu nome e sobrenome, e.g. nomeesobrenome@nomedosite.com.br. No caso de um e-mail corporativo, crie algo que lembre o setor da empresa que irá receber o e-mail, por exemplo, vendas@nomedaempresa.com.br. Por favor, não crie e-mails com nomes ridículos, que lembram nicknames de salas de bate papo, como lindinha@nomedosite. com.br. Que tipo de imagem você vai passar colocando um e-mail desses no seu currículo? (Para saber mais sobre currículos, acesse o texto disponível em http://aestarepravoopina.blogspot.com.br/2014/07/aspectos-importantes-de-um-curriculo.html#links).

2)    Evite o uso de letras que representem sons. Por exemplo, se seu nome é Maria, crie um endereço de e-mail como mariaosbrenome@nomedosite.com.br; um endereço de e-mail como mahsobrenome@nomedosite.com.br parece algo que foi criado por uma criança ou adolescente inconsequente.

3)    Somente passe seu endereço de e-mail para as pessoas se você realmente for utilizá-lo, do contrário, qual a utilidade de passá-lo? Passar um endereço de e-mail que você não usa é o mesmo que passar um número de telefone no qual você não pode ser localizado. Lembre-se, a partir do momento em que você passa seu endereço de e-mail para alguém, a pessoa reconhece essa ferramenta como um meio de entrar em contato com você, por isso, seja amistoso. Não faça as pessoas perderem tempo te enviando algo, que pode ser importante, sendo que você não vai responder.

4)    No caso de e-mails corporativos, o prazo aceitável para responder uma mensagem vinda de um cliente é 48 horas. Mais do que isso dá a impressão que a empresa não tem um departamento que cuide apenas de responder os e-mails. Lembre-se, se você não tem condições de administrar uma conta de e-mail, não passe o endereço para ninguém. Esse princípio foi mencionado no item anterior.

5)    Se o endereço de e-mail é para uso interno de uma empresa, como por exemplo, solicitação de diferentes setores às recepcionistas, ele deve ser acessado pelo responsável ao menos duas vezes ao dia e as mensagens devem ser respondidas no mesmo dia, exceto no caso de dia em que não há expediente, como aos domingos. Se não é possível resolver o problema do qual trata a mensagem no mesmo dia em que ela foi recebida, ao menos responda ao seu colega “Recebi seu e-mail e estou processando sua solicitação”. É muito desgastante não saber se determinado setor recebeu ou não seu e-mail. Ter que perguntar pessoalmente dentro de uma empresa “Você recebeu meu e-mail?” é a prova concreta que alguém é desorganizado e, no caso, é o incompetente que não confirmou o recebimento do e-mail. Como já foi mencionado no item 3, apenas passe seu endereço de e-mail se você tem condições de administrá-lo. Dentro de uma empresa, coisas como “Estive muito ocupado ontem e não tive tempo de verificar meus e-mails” soam como algo fora da realidade capitalista na qual as empresas se encontram hoje. Tempo é dinheiro!

6)    No caso de e-mails pessoais, acessá-los uma vez por semana é o suficiente.

7)    Não mande mensagens motivacionais ou orações do tipo “Envie para mais x pessoas”. Ninguém lê essas mensagens motivacionais. Se você quer motivar alguém, faça um depósito generoso na conta bancária dessa pessoa. Se você quer criar uma corrente de oração, saia da frente do computador e reúna os amigos para rezarem no templo ou na casa de algum amigo do grupo.

8)    Mensagens criticando políticos? Nem pensar! Se você não tem a capacidade de participar das sessões da Câmara dos Vereadores de sua cidade, ou de criar um abaixo-assinado, que credibilidade você tem para enviar e-mails criticando políticos? Além do mais, criticar apenas gera raiva e raiva não resolve nada. Quer ajudar o país? Vá participar das sessões e audiências públicas, faça sugestões de projetos nas páginas dos vereadores nas redes sociais, lidere um abaixo-assinado... Pare de reclamar e faça algo!

9)    Se você precisa enviar uma mesma informação para várias pessoas que não se conhecem, por favor, digite os endereços de e-mail no campo bcc, que significa blind carbon copy, assim, um destinatário não verá o endereço de e-mail do outro. Nem sempre as pessoas para as quais você está enviando uma mensagem gostariam que outras pessoas soubessem qual é o endereço de e-mail delas.

10)  Respeite a estrutura do gênero textual e-mail. Um e-mail deve ser escrito da seguinte forma:



Saudação

(pule uma linha)

Mensagem

(pule uma linha)

Despedida

(pule uma linha)

Nome de quem escreveu a mensagem



11)  Não escreva tudo na mesma linha. Dá a impressão que você está em processo de alfabetização. Por exemplo, não escreva assim:



Olá, fulano de tal! Como vai você? Faz um tempão que não te vejo. Abraço.



12) Não escreva “Bom dia/boa tarde/boa noite” na saudação. Você por acaso sabe em que período do dia a pessoa vai abrir o e-mail?

13)  Se for escrever “olá” e o nome de quem vai receber o e-mail, separe o “olá” do nome da pessoa por uma vírgula, pois o nome da pessoa é um vocativo, ou seja, é com quem você está falando. Exemplo:



Olá, Marina!



14) Cuidado com as abreviações e emoticons. Eles não são apropriados para mensagens corporativas.

15)  Não digite tudo com letra maiúscula. DÁ A IMPRESSÃO QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO.

16)  A primeira letra do título do assunto da mensagem deve ser maiúscula.



Bem, essas são algumas dicas para ajudar os usuários de e-mail a se comunicarem melhor e mais rapidamente, sem atrapalhar ou atrasar a vida dos outros.

Você tem alguma outra sugestão para ajudar as pessoas a otimizarem o uso dos e-mails? Deixe nos comentários.



Luciana Estarepravo da Silva

Especialista em Docência da Língua Inglesa e formada em Letras (Português/Inglês)