“Quem não é visto não
é lembrado” é o que diz a sabedoria popular. Ser criativo e saber aproveitar as
oportunidades para divulgar uma empresa é essencial para atrair novos clientes
ou mesmo “lembrar” aqueles que já compraram algo de sua empresa que você “existe”.
No entanto, a
divulgação tem preço e, por isso, a empresa precisa estudar estratégias que
realmente tragam clientes, pois do contrário, o dinheiro investido será
perdido.
Datas comemorativas
são uma ótima deixa para atrair a atenção do cliente sobre a empresa, porque a
maioria dos consumidores sabe que determinada data será celebrada, mas a forma
como a empresa pode abordar isso é o que vai causar o efeito de surpresa nos
mesmos.
Que o Dia
Internacional da Mulher é comemorado em oito de março a maioria das mulheres já
sabe. Mas como fazer essa data parecer algo exclusivo para sua cliente, algo
feito sob medida para ela?
Enviar cartões com
frases de tom emocional desejando um feliz Dia Internacional da Mulher para a
casa das clientes apenas vai lembrá-las que o boleto bancário da empresa será
debitado tal dia na conta corrente.
Sabe o que uma mulher
faz quando recebe esses cartões pelo correio? Ela lê e, logo em seguida, manda
o cartão para o lixo! No máximo ela deixa sobre a mesa até a primeira
oportunidade que tiver de limpar a mesa. Assim que ela limpar a mesa, o cartão
vai para o LIXO.
Se a mulher receber o
cartão na própria empresa que o está oferecendo então... Vai pegá-lo,
agradecer, colocar na bolsa e lá ele ficará, esquecido. Assim que a mulher
precisar tirar seus pertences daquela bolsa para colocar em outra que combina
mais com a roupa que ela vai usar naquele dia, ela vai achar aquele pobre e
esquecido cartão, vai ler a primeira frase e vai mandá-lo para o LIXO.
Empregar dinheiro em
dar ou enviar cartões comemorativos do Dia Internacional da Mulher é sinônimo
de jogar dinheiro no LIXO.
O que um cliente
busca numa empresa? Um serviço ou um produto. O cliente quer receber algo de
que ele precisa. É óbvio que uma mulher não precisa de um cartão de Dia
Internacional da Mulher.
Uma estratégia eficiente
para aproveitar o oito de março para divulgar a empresa de forma que ela
realmente apareça é presentear as clientes com algo que elas possam usar. Se a
cliente usa um produto, ela naturalmente olha para ele e, consequentemente, ela
se lembra da marca que está impressa nele. Se o produto puder ser usado em
público, o alcance da propaganda será maior ainda; não apenas a cliente que
ganhou o produto vai se lembrar da empresa ao ver a marca impressa no produto,
mas também quem estiver ao seu redor.
Contudo, qualquer coisa
que uma empresa decida dar às clientes no Dia Internacional da Mulher vai
custar mais que um simples cartão. Bem, uma das chaves do sucesso empresarial
reside nisso: pouco investimento, pouco retorno; nenhum investimento,
crescimento zero. Lembre-se também que as mulheres percebem rapidamente quando
algo é de baixa qualidade; não adianta querer dar algo que geralmente é caro,
mas com material barato. O brinde vai acabar indo para o LIXO!
Brindes de baixo custo
(lembrando
que todos devem ter a logomarca da empresa impressa e, se possível, algum meio
de contato – site, e-mail, telefone, endereço)
- Lixa de unha pequena (aquelas que as mulheres carregam na bolsa e sempre usam no ônibus, trabalho, escola...);
- Caneta (que a mulher vai usar na escola ou no serviço; na saída com as amigas para anotar algo; dentro de outra empresa para assinar um cheque na frente de outro prospect);
- Caderneta (para anotar os pedidos do chefe na empresa ou as datas de provas e entrega de trabalhos na escola; para seguir a lista de compras no supermercado; para anotar recados enquanto está ao telefone no ônibus; para anotar qualquer coisa em qualquer lugar, visto que é possível carregá-la dentro da bolsa, por ser pequena);
- Bloco de anotações (ideal para as mulheres que trabalham em escritório);
- Chaveiro (dispensa explicação...);
- Pen drive (Uau! A mulher moderna jamais vai se esquecer da empresa se ela lhe der um pen drive);
- Um lápis (funciona quase que como a caneta, mas a caneta ainda é mais útil, porque a ponta do lápis pode quebrar dentro da bolsa);
- Lapiseira (algo que fica entre a caneta e o lápis em termos de eficiência comercial);
- Caneta marca texto (vai durar mais que a caneta);
- Bolsinha para carregar moedas (dizem que mulher compra muito. Imagine quantas vezes a cliente vai abrir essa bolsinha na frente da pessoa que trabalha no caixa dos diversos locais por onde ela passar);
- Pacotinho com lencinhos de nariz (os lencinhos vão acabar logo, mas, enquanto durarem, toda vez que a cliente retirar um lencinho em público, as pessoas vão ver a marca no pacotinho);
- Caneca ou copo (isso já é para uma empresa que realmente quer passar uma imagem de sucesso para o cliente, porque o custo vai ser maior);
- Álcool em gel portátil (na era dos vírus, ele vai ser bem usado e as amigas da cliente também vão usá-lo);
- Escova de dentes de viagem (imagine quantas mulheres vão ver a marca a da empresa enquanto a cliente escova os dentes num banheiro público!).
Basta o empresário
ter criatividade e pensar em algo útil para presentear as mulheres nessa data
tão importante e aguardada por elas.
Vale lembrar que uma
opção para empresa dar um brinde útil gastando pouco é presenteando somente as
mulheres que forem até a loja no dia oito de março. Outro ponto importante a ser lembrando é que não cai bem repetir brindes nas diversas datas do ano. Por exemplo, se a empresa sempre presenteia os clientes com uma caneta no seu aniversário, não cai bem dar uma caneta novamente no Dia Internacional da Mulher. Vai parecer falta de criatividade ou dinheiro e isso afasta clientes.
Por fim, espero
receber brindes úteis no próximo oito de março.
Luciana Estarepravo da Silva
Especialista em Docência da Língua Inglesa e formada em
Letras (Português/Inglês)