sexta-feira, 14 de março de 2014

Desafios para Formação e Atuação do Professor de Língua Estrangeira



O segundo eixo temático do terceiro volume de Entornos e Contornos, da Editora CNA, foi Desafios para Formação e Atuação do Professor de Língua Estrangeira.

Ele foi abordado em cinco artigos: Reações de professores de inglês às inovações curriculares propostas em uma Rede Municipal, de Karla Ferreira da Costa; Professores e alunos: presos pela liberdade, de Jaime Cará Junior (que por sinal foi um dos organizadores desse volume de Entornos e Contornos); O processo de observação de aula como instrumento de formação docente, de Sérgio Luis Monteiro da Silva (também um dos organizadores do segundo volume); Formação de professores em serviço: reflexões sobre a utilização de diários dialogados, de Luciane Cristina Paschoal e A importância da pesquisa-ação na formação do professor reflexivo, de Ligia Dias Feitosa.

É sempre bom lembrar que quando se fala em formação do professor de língua estrangeira ou metodologia de ensino de língua estrangeira se está referindo ao conjunto de estratégias para o ensino de qualquer língua estrangeira: inglês, espanhol, francês, alemão, russo, japonês, italiano etc. Muitos podem associar o termo metodologia de ensino de língua estrangeira somente ao ensino de inglês, mas esse campo de estudo serve para ajudar o professor de qualquer língua a atuar mais eficientemente em sua área.

O primeiro artigo trata de uma pesquisa realizada na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde foi implantada certa proposta curricular.

A autora apresenta uma citação de outrem que afirma que não é fácil para o professor revisar hábitos que já possui há muito tempo, no entanto, pela própria natureza da prática docente, ele acaba sempre se vê inquieto quanto às práticas pedagógicas, analisando assim a própria atuação no sentido de melhorá-la.

Além disso, a autora traz um dado interessante que aponta que indivíduos mais bem educados, no sentido de indivíduos que tiveram mais acesso ao conhecimento, tendem a aceitar as inovações com mais facilidade.

O segundo artigo, por sua vez, aborda o discurso da liberdade por meio da análise de um texto, o que também leva a reflexões sobre atividades envolvendo a leitura.

Já no início do artigo, chama a atenção a afirmação do autor de que “determinadas práticas de leitura formam determinados tipos de cidadão”. Poderia até ser dito          que determinadas práticas de leitura indicam com que se preocupam os alunos, pois professores mais atentos conseguem perceber muito sobre a personalidade dos alunos pelo tipo de textos que eles comentam ter lido.

Aplicando princípios da análise do discurso ao texto que o autor tomou como base para tecer suas reflexões sobre a liberdade, ele demonstra com maestria o esvaziamento do poder.

Do mesmo modo, o autor explica como o desejo é fator que move a sociedade, mas que é controlado pelo medo e a vergonha, fatores que também ajudam a regular a sociedade. Ainda, o autor estabelece uma relação entre medo e a busca por segurança, mas uma segurança que deixe o indivíduo à vontade para usufruir de sua liberdade.

Ao final, o autor lembra que os leitores são afetados pelos sentidos dos textos, mas que isso acontece em decorrência de uma interpretação eficaz dos mesmos.

Já Sérgio Luis Monteiro da Silva trata da observação de aulas, tarefa desempenhada, em geral, por coordenadores pedagógicos.

Ele inicia seu texto com uma citação de Fernando Sabino que fala sobre a certeza; certeza de que é necessário começar, continuar e ser interrompido antes de terminar. Essa citação é uma excelente fonte de motivação para que o leitor, principalmente o professor em busca de aperfeiçoamento de sua prática docente, procure fazer o seu melhor enquanto tem chances.

O autor também traz para dentro de seu texto a voz de outro que afirma que formação docente é muito mais do que cursos e palestras, é também experimentação, trabalho em equipe e troca de informações com outros professores. Ele sustenta a necessidade da troca de experiências entre os profissionais nos estudos de Vygotsky, o qual afirma que o indivíduo se desenvolve por meio da interação com o outro.

Na sequencia, Luciane Cristina Paschoal descreve a experiência do diálogo entre docentes sobre seus diários de aula, um processo que traz à luz muitas crenças dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem.

A autora explica que as crenças provêm das experiências e percepções individuais e, por isso, são construídas por um processo social.

Por fim, o quinto artigo aborda as vantagens da pesquisa-ação, aquela que acontece paralelamente à realização de uma atividade.

Já no início desse artigo, se afirma que as empresas valorizam profissionais que procuram melhorar sua prática antes de serem ensinados, ou seja, profissionais proativos e interessados em se aperfeiçoar. Daí vem a importância de se aperfeiçoar em serviço, buscando melhorar no dia a dia pela tentativa e erro ou pela aplicação sistemática de processos advindos de uma prévia pesquisa.

Recomenda-se a leitura desses artigos aos professores em busca de aperfeiçoamento de sua prática pedagógica e também à coordenadores pedagógicos e gestores escolares, visto que da leitura desses artigos é possível extrair ideia que ajudaram no processo de implantação de estratégias de melhoria na formação dos professores nas próprias unidades escolares.




       Se esse artigo lhe chamou a atenção, leia também o texto Novas Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, que é o primeiro eixo temático do terceiro volume de Entornos e Contornos, disponível em http://aestarepravoopina.blogspot.com.br/2014/03/novas-tecnologias-educacionais-e.html#links, o texto Questões Afetivas e Cognitivas Dentro e Além da Sala de Aula, que é o terceiro eixo temático do mesmo volume, disponível em http://aestarepravoopina.blogspot.com.br/2014/03/questoes-afetivas-e-cognitivas-dentro-e.html#links e o texto Reflexões e Práticas Pedagógicas no Ensino de Língua Estrangeira, disponível em http://aestarepravoopina.blogspot.com.br/2014/03/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_23.html#links, que é texto referente ao quarto eixo temático do livro.


Referências bibliográficas



CARÁ JÚNIOR, Jaime; Silva, Sérgio Luis Monteiro da. (org.) Entornos e Contornos: desafios contemporâneos em contextos de ensino e aprendizagem. Volume 3. São Paulo, Editora CNA, 2010, p. 49-154.

Luciana Estarepravo da Silva
Especialista em Docência da Língua Inglesa e formada em Letras (Português/Inglês)

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