O segundo eixo
temático do terceiro volume de Entornos e
Contornos, da Editora CNA, foi Desafios
para Formação e Atuação do Professor de Língua Estrangeira.
Ele foi abordado em cinco
artigos: Reações de professores de inglês
às inovações curriculares propostas em uma Rede Municipal, de Karla
Ferreira da Costa; Professores e alunos:
presos pela liberdade, de Jaime Cará Junior (que por sinal foi um dos
organizadores desse volume de Entornos e
Contornos); O processo de observação
de aula como instrumento de formação docente, de Sérgio Luis Monteiro da
Silva (também um dos organizadores do segundo volume); Formação de professores em serviço: reflexões sobre a utilização de
diários dialogados, de Luciane Cristina Paschoal e A importância da pesquisa-ação na formação do professor reflexivo,
de Ligia Dias Feitosa.
É sempre bom lembrar
que quando se fala em formação do professor de língua estrangeira ou
metodologia de ensino de língua estrangeira se está referindo ao conjunto de
estratégias para o ensino de qualquer língua estrangeira: inglês, espanhol,
francês, alemão, russo, japonês, italiano etc. Muitos podem associar o termo
metodologia de ensino de língua estrangeira somente ao ensino de inglês, mas
esse campo de estudo serve para ajudar o professor de qualquer língua a atuar
mais eficientemente em sua área.
O primeiro artigo
trata de uma pesquisa realizada na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, no
Mato Grosso do Sul, onde foi implantada certa proposta curricular.
A autora apresenta
uma citação de outrem que afirma que não é fácil para o professor revisar
hábitos que já possui há muito tempo, no entanto, pela própria natureza da
prática docente, ele acaba sempre se vê inquieto quanto às práticas
pedagógicas, analisando assim a própria atuação no sentido de melhorá-la.
Além disso, a autora
traz um dado interessante que aponta que indivíduos mais bem educados, no
sentido de indivíduos que tiveram mais acesso ao conhecimento, tendem a aceitar
as inovações com mais facilidade.
O segundo artigo, por
sua vez, aborda o discurso da liberdade por meio da análise de um texto, o que
também leva a reflexões sobre atividades envolvendo a leitura.
Já no início do
artigo, chama a atenção a afirmação do autor de que “determinadas práticas de
leitura formam determinados tipos de cidadão”. Poderia até ser dito que determinadas práticas de leitura
indicam com que se preocupam os alunos, pois professores mais atentos conseguem
perceber muito sobre a personalidade dos alunos pelo tipo de textos que eles
comentam ter lido.
Aplicando princípios
da análise do discurso ao texto que o autor tomou como base para tecer suas
reflexões sobre a liberdade, ele demonstra com maestria o esvaziamento do
poder.
Do mesmo modo, o
autor explica como o desejo é fator que move a sociedade, mas que é controlado
pelo medo e a vergonha, fatores que também ajudam a regular a sociedade. Ainda,
o autor estabelece uma relação entre medo e a busca por segurança, mas uma
segurança que deixe o indivíduo à vontade para usufruir de sua liberdade.
Ao final, o autor
lembra que os leitores são afetados pelos sentidos dos textos, mas que isso
acontece em decorrência de uma interpretação eficaz dos mesmos.
Já Sérgio Luis
Monteiro da Silva trata da observação de aulas, tarefa desempenhada, em geral,
por coordenadores pedagógicos.
Ele inicia seu texto
com uma citação de Fernando Sabino que fala sobre a certeza; certeza de que é
necessário começar, continuar e ser interrompido antes de terminar. Essa
citação é uma excelente fonte de motivação para que o leitor, principalmente o
professor em busca de aperfeiçoamento de sua prática docente, procure fazer o
seu melhor enquanto tem chances.
O autor também traz
para dentro de seu texto a voz de outro que afirma que formação docente é muito
mais do que cursos e palestras, é também experimentação, trabalho em equipe e
troca de informações com outros professores. Ele sustenta a necessidade da
troca de experiências entre os profissionais nos estudos de Vygotsky, o qual
afirma que o indivíduo se desenvolve por meio da interação com o outro.
Na sequencia, Luciane
Cristina Paschoal descreve a experiência do diálogo entre docentes sobre seus
diários de aula, um processo que traz à luz muitas crenças dos professores
acerca do processo de ensino e aprendizagem.
A autora explica que as
crenças provêm das experiências e percepções individuais e, por isso, são
construídas por um processo social.
Por fim, o quinto
artigo aborda as vantagens da pesquisa-ação, aquela que acontece paralelamente
à realização de uma atividade.
Já no início desse artigo,
se afirma que as empresas valorizam profissionais que procuram melhorar sua
prática antes de serem ensinados, ou seja, profissionais proativos e interessados
em se aperfeiçoar. Daí vem a importância de se aperfeiçoar em serviço, buscando
melhorar no dia a dia pela tentativa e erro ou pela aplicação sistemática de
processos advindos de uma prévia pesquisa.
Recomenda-se a
leitura desses artigos aos professores em busca de aperfeiçoamento de sua
prática pedagógica e também à coordenadores pedagógicos e gestores escolares,
visto que da leitura desses artigos é possível extrair ideia que ajudaram no
processo de implantação de estratégias de melhoria na formação dos professores
nas próprias unidades escolares.
Se
esse artigo lhe chamou a atenção, leia também o texto Novas Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, que é o
primeiro eixo temático do terceiro volume de Entornos e Contornos, disponível em http://aestarepravoopina.blogspot.com.br/2014/03/novas-tecnologias-educacionais-e.html#links, o texto Questões
Afetivas e Cognitivas Dentro e Além da Sala de Aula, que é o terceiro eixo temático do mesmo volume,
disponível em http://aestarepravoopina.blogspot.com.br/2014/03/questoes-afetivas-e-cognitivas-dentro-e.html#links e o texto Reflexões e Práticas Pedagógicas no Ensino de Língua
Estrangeira, disponível em http://aestarepravoopina.blogspot.com.br/2014/03/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_23.html#links, que é texto referente ao quarto eixo temático do livro.
Referências bibliográficas
CARÁ JÚNIOR, Jaime;
Silva, Sérgio Luis Monteiro da. (org.) Entornos
e Contornos: desafios contemporâneos em contextos de ensino e aprendizagem.
Volume 3. São Paulo, Editora CNA, 2010, p. 49-154.
Luciana Estarepravo da Silva
Especialista em Docência da Língua Inglesa e formada em
Letras (Português/Inglês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário