quinta-feira, 13 de março de 2014

Novas Tecnologias Educacionais e Educação a Distância



O terceiro volume de Entornos e Contornos, da Editora CNA, teve como tema principal Desafios contemporâneos em contextos de ensino e aprendizagem.


O livro contém dezoito artigos científicos escritos por funcionários da rede CNA e também por outros pesquisadores não pertencentes à rede. Esses artigos estão divididos em quatro sub temas, sendo o primeiro Novas Tecnologias Educacionais e Educação a Distância.

Esse tema foi abordado em três artigos: Educação a distância: o impacto da virtualidade no ensino presencial, de Anna Maria Grammativo Carmagnani; E-learning e tecnnologia educacional para todos, de Alberto de Paula Machado Filho e, por fim, Treinamentos e TV Corporativa como instrumentos de informação e formação, de Yamara Medeiros Ortigoza Assis.

O primeiro artigo, já em seu início, cita as duas posições que outros autores, e a população em geral, possuem acerca da cibercultura: ela pode ser instrumento de aproximação entre os homens ou de destruição de valores morais e éticos.

Partindo dessa reflexão, a autora também forma o raciocínio de que as características de determinado meio digital, ou seja, o suporte, deve alterar a forma como o conteúdo é exibido. Por exemplo, a forma como esse blog é exibido num computador com Windows 7 não é a mesma forma como ele é exibido num tablet com Android.

Outro ponto importante mencionado pela autora é que os usuários das comunidades virtuais nelas se relacionam por meio de identidades falsas, ou seja, exibem um eu virtual diferente do eu que vive na realidade, exibem um eu talvez até mais confiante para se expressar. Contudo, ela mesma afirma que as comunidades virtuais não são um universo totalmente falso; elas se articulam em outro plano da realidade, como se fossem uma outra realidade, regida por suas próprias regras.

Uma das citações de outros autores feitas nesse artigo que mais chama a atenção é “tecnologia sem pessoas habilitadas para usá-la não leva a lugar nenhum”, de R. Tori. Isso é comprovado no dia a dia, como é possível constatar na relação das crianças e pré-adolescentes frente ao computador. Elas dominam as ferramentas disponíveis nas diversas redes sociais e, dessa forma, conseguem interagir virtualmente com os colegas; todavia, apesar de dominar tantas ferramentas, muitas crianças e pré-adolescentes são incapazes de usar um programa de edição de texto ou de preparar uma apresentação de slides, embora haja programas específicos para isso no próprio computador de onde elas acessam as comunidades virtuais.

Já Alberto de Paula Machado Filho, autor do segundo artigo, traz à luz outro ponto interessante sobre as comunidades virtuais. Com base nas reflexões de outro autor ele afirma que para que o usuário permaneça competitivo no mundo digital, ele precisa alimentar o fluxo de informação. Isso lembra o ditado popular “Quem não é visto não é lembrando”. É necessário sempre postar algo nas redes sociais ou enviar e-mails, do contrário, seus contatos se esquecerão de sua existência.

Ao abordar os receios que muitas pessoas têm de que o e-learning possa eliminar a figura do professor, o autor lembra que a TV não foi capaz de substituir o rádio; ambos os meios coexistem de forma harmoniosa e cada um atende ao fim ao qual se presta.

Além disso, o autor mostra dados do psicólogo Glasser sobre como as pessoas aprendem. Esses dados deixam claro que a mera exposição do indivíduo ao conteúdo não significa que ele o aprendeu; é necessário que ele interaja com o conteúdo, que o use para algo. Nesse ponto, o artigo faz uma ponte com o primeiro artigo: não basta que exista tecnologia, é necessário que as pessoas estejam preparadas para utilizá-la. Quando a pessoa se vê exposta a tanto conteúdo, ela acaba por não saber o que fazer com o mesmo e, por fim, não absorve informação alguma.

For fim, o terceiro e último artigo referente ao tema aborda como a TV pode ser melhor utilizada dentro das empresas, não somente para treinar seus funcionários, mas também para levar ao cliente que está dentro da empresa informação sobre produtos que possam lhe interessar.

Como no segundo artigo ficou claro que a TV não substituiu o rádio, no terceiro artigo, percebe-se que embora o computador possa desempenhar mais funções do que a televisão, essa ainda domina a maior parte dos espaços sociais e, por isso, precisa ter seu potencial otimizado.

Recomenda-se a leitura desses três artigos àqueles interessados na relação entre tecnologia e educação, sejam essas pessoas administradores de unidades de ensino ou mesmo professores que buscam exercer um ensino mais condizente com a realidade tecnológica em que se vive hoje.



Se esse artigo lhe chamou a atenção, leia também o texto Desafios para Formação e Atuação do Professor de Língua Estrangeira, que é o segundo eixo temático do mesmo livro, disponível em http://aestarepravoopina.blogspot.com.br/2014/03/desafios-para-formacao-e-atuacao-do.html#links, o texto Questões Afetivas e Cognitivas Dentro e Além da Sala de Aula, que é o terceiro eixo temático do mesmo volume, disponível em http://aestarepravoopina.blogspot.com.br/2014/03/questoes-afetivas-e-cognitivas-dentro-e.html#links e o texto Reflexões e Práticas Pedagógicas no Ensino de Língua Estrangeira, disponível em http://aestarepravoopina.blogspot.com.br/2014/03/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_23.html#links, que é texto referente ao quarto eixo temático do livro.



Referências bibliográficas



CARÁ JÚNIOR, Jaime; SILVA, Sérgio Luis Monteiro da. (org.) Entornos e Contornos: desafios contemporâneos em contextos de ensino e aprendizagem. Volume 3. São Paulo, Editora CNA, 2010, p. 3-48.

Luciana Estarepravo da Silva
Especialista em Docência da Língua Inglesa e formada em Letras (Português/Inglês)

2 comentários:

  1. Eu gosto dessas tecnologias e uso bastantes nos meus estudos. Me motivei a pesquisar mais. Bela resenha!

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    1. Que bom que o texto te motivou. Nós, professores, realmente precisamos estar atentos ao que há de novo em termos de tecnologia para atualizar nossas aulas para a realidade dos alunos.
      Recomendo o livro. Ele é um pouco longo, já que traz dezoito artigos, mas se você ler um artigo por semana, a leitura ficará mais fácil.

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